11 de abril de 2012

Câimbra

-

Saiba o que provoca a cãimbra                                                                              

A  Cãimbra, é uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular.


  Podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação.
Uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise). Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reação catalisada por enzimas.
  "A câimbra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular"
  A câimbra está relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.


  Como prevenir as Cãimbras:
 Normalmente, as câimbras podem ser prevenidas simplesmente evitando- se a realização de exercícios após uma refeição e realizando alongamento antes do exercício e antes de dormir, hidratando-se bem e praticando uma alimentação rica em alimentos frescos para repor as perdas de minerais dervadas da sudorese.


  Como tratar as Cãimbras: 
 Em geral as câibras são inofensivas e não exigem tratamento. Mas durante uma cãimbra recomenda-se alongar o músculo afetado. 


 Videos relacinados a câimbra abaixo




Nenhum comentário:

Postar um comentário